domingo, 6 de julho de 2014

Realismo

José Roberto

      O  Realismo foi um movimento artístico que se desenvolveu na segunda metade do século XIX, no qual seu objetivo principal era a argumentação de temas sociais e objetivando a realidade da humanidade, em que tinha uma linguagem política que criticava as crises sociais, numa linguagem clara, suas obras eram expostas na poesia, na pintura, e no teatro.
      No Brasil, o Realismo se  objetivou principalmente na literatura, onde os romances tornaram-se críticas ao comportamento burguês e as instituições sociais; no teatro o destaque era para a crise social em que o país vive..
      A arquitetura da arte realista, foi preciso inovar por causa da industrialização, no qual os arquitetos tiveram que criarem nas cidades: indústrias, hospitais,escolas entre outros. Na  escultura procuravam retratar a sociedade e a política da época.
      Na pintura retratavam com objetividade com que  os cientistas retratavam os fenômenos , esquecendo os temas antigos, história, e imaginação, então surgiu a pintura social em que argumentavam os problemas dos trabalhadores da sociedade da época.

Bibliografia: www.suapesquisa.com
                   www.brasilescola.com.br

                   www.historia_da_arte.info







1-       Arte da artista japonesa Choco San, faz arte realista com o próprio corpo.
2-       os quebradores de pedras, obra de Gustave Gourbet
3-       pintura hiper-realista, www.megacurioso.com.br
4-       obra do artista plástico português  Gustavo Fernandes, com bom humor retrata o “ homem vinho”

sábado, 5 de julho de 2014

Dadaísmo

: José Roberto

      Dadaísmo é um movimento surgido em 1916, por jovens franceses e alemães, no qual sua finalidade era a oposição a primeira guerra mundial. O movimento defendia que a arte  ficasse  livre das amarras racionalistas e fosse apenas o resultado do automatismo psico, selecionando e combinando elementos por acaso, sendo a negação total a cultura, o Dadaísmo defende o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos.
      A pintura dadaísta tinha uma representação poética, no qual demonstravam o seu descontentamento em relação a sociedade, que por causa da mecanização estava causando a destruição do mundo.
      Os Dadaístas foram os primeiros a acrescentarem o cinema e a fotografia nas artes, tendo como resultado um cinema abstrato e absurdo.




                   www.suapesquisa.com

1-       pintura feita por William Souza, 1600 x1200 CM
2-       ilustração do artista Gary Fernandez, 450 X 300 cm.
3-       obra do artista americano Man Ray, em 1937, o nu na fotografia. Fontte:www.revistaabril.com.br
4-       pintura surrealista. Pintura 600 X 520. fonte: www.artespain.com






Arte Concreta

: José Roberto
      A Arte concretista surgiu na Europa, em 1917, no sentido de criar uma arte abstrata. A intenção deste movimento era de desvincular o mundo artístico do natural e distinguir forma e conteúdo.
      No Brasil iniciou-se o movimento concretista nos anos de 1950, sendo o seu auge nos anos de 1960, no qual a arte concreta no qual se desenham ou escrevem em expressões geométricas, de e de cubismo, sendo aplicado tanto na literatura, quanto nas artes-plásticas, mo qual buscava a expressão geométrica máxima,  a sua versificação se torna arte- verbo visual.. O  Concretismo permanece bastante vivo, inclusive pela  proximidade mantida com a linguagem publicitária, bastante cotidiana e atuante em  nossa sociedade.
      São  traços marcantes da estética concretista:
  • A atomização vocabular na qual as palavras se desmancham, se refazem, em favor da expressividade de sua nova forma.
  •  A polissemia, uma vez que os vocábulos assumem uma valência de significados múltipla ditada pela disposição no interior da poesia;
  • Uma linguagem  de intenso apelo persuasivo, aproximando-se assim, assim da linguagem publicitária;
  • O intercruzamento permanente das linguagens  verbal e visual;
  • Comunicação icônica, ou seja, a forma da letra, sua posição, sua cor, tudo a esse respeito é elemento para interpretação.


Bibliografia:







1-       obra do artista Cáceres Ramon, técnica óleo sobre tela, 100 X100cm.
2-       obra de Hercules Barsotti, que começou sua obra em São Paulo e depois se integrou ao grupo neoconcreto. Fonte:www.istoé.com.br
3-       tela de Judith Lauand Experiências, tela de 500 X 394 cm. Fonte:www.novoscuradores.com.br
4-       beba coca-cola, obra de Décio Pignatasi. Fonte:wwwpoesiaconcreta.com

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Arte Barroca
      A arte barroca se iniciou no final do século XVI e século XVII na Itália, e em seguida se espalhou por outros países europeus e o continente americano trazidos pelos portugueses e espanhóis.
      O estilo  de obras barroca romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão, ou entre a arte e ciência. A arte se manifestou na literatura, artes plásticas, no teatro e na música, desenvolveu após a reforma religiosa, ocorrido no século XVI,  quando a igreja católica tinha perdido espaço e poder. A arte barroca manifesta a sua espiritualidade e o teocentrismo da idade média com o racionalismo e antropocentismo do renascimento, ou seja Deus é o centro do universo, e o homem o centro das atenções.
No final do século XVIII o barroco é adotado com o nome de rococó, no qual sua diferença é a presença de curvas e muitos detalhes decorativos( conchas, flores, folhas, ramos).
Barroco europeu
      As obras barrocas européias davam preferências as cores, as sombras, luz, representando os contrastes, sendo seus temas principais a mitologia, cenas retratadas da bíblia e a história da humanidade.
Barroco no Brasil
      No século XVIII, surge no Brasil  a arte barroca trazida pelos portugueses ,os principais lugares  introduzidos o barroco  são nas cidades de Minas Gerais, sendo um dos principais artistas barrocos o alejadinho, no qual suas obras eram feitas em madeira e pedra sabão.

Fonte: Sua Pesquisa.com

             arte-barroca.info/
imagens
1-      Basílica de nossa senhora do Carmo, em Recife( revista só Literatura)
2-        Escultura do anjo da Ponte de Sant´Angelo, em Roma(revista Nova Escola)
3-       Cristo na cruz, arte barroca em Congonhas/MG, de alejadinho.
4-      Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto/MG (www.skyscrapercity.com




Arte Africana Andreia





Na arte africana, a obra de arte apresentadas são através de máscaras como figuras mais conhecidas do plástico africana. Constituem resumo de elementos figurados mais modificados se transformando em declarações de anseio criativo do africano.
 Os objetos que mais admiraram os povos europeus desde as primeiras exibições em museus do Velho Mundo, através de quilíade de elementos escaladas da riqueza cultural da África, embora sem o devido conceito de seu sentido atípico.
A máscara modifica o corpo do bailarino que guarda sua presença e, servindo-se dele como se fosse um sustentáculo claro e divertido, rubro a outro ser; sabe-tudo, animal mítico que é conceber assim momentaneamente. Uma máscara é um ser que defende quem a impregna.
A passagem dos conquistadores colonizadores terem desdenhado as culturas africanas e considerado sua arte sem suma importância, tendo apenas curiosidade provocou um arranque sem significado na riqueza cultural desse país.
Desta forma, no século XX teve um avanço aceitável por causa da área da antropologia. Mas muitos de seus objetos ficaram sem reconhecimento, não se sabendo de sua  procedência e qual o seu papel na sociedade .





A arte rupestre, suas peculiares da arte rupestre e sua figura rupestre, são perfis artísticos. A partir do inicio do período paleolítico, desta figura foram conhecidas os desenhos em resguardos ou cavernas. Suas características são :A arte  são gravadas em guarida e tetos rochosas ao ar livre Lugares são protegidos
Período Paleolítico, a sociedade pré-histórica já arquivava, desconhecido o oleiro, lanças e máquina trabalhadas na pedra, nos ossos dos animais que enfraqueciam sua coloração. Arqueólogos e antropólogos datando e aprendendo peças removidas em desaterros conferem a estes sinais seu verdadeiro valor como informações históricas, verdadeiros depoimentos da vida do Homem em época antiga e de culturas eliminadas.
Não é inferiormente evidente o aumento da pintura no mesmo período. Descobertas nos edifícios e paredões das tenebrosas cavernas, achadas por casualidade, colocadas em profundas grutas. Vale Salutar que as pinturas vibrantes alcançadas em policromia que trazem enorme admiração, com a base resolução de copiar a natural com o elevado de realismo, a partir de exceções feitas durante a presa.
Esta obra encontra se e vários estilos, técnicas e materiais. Sua imagem demonstram animais ,plantas e pessoas e sinais gráficos,sendo difícil sua interpretação. 

A arte Oceania, é  representações artísticas de enorme distinção,sua inserção na historia da arte e suficientemente atual. Os flautistas admiravam sua arte diante de suas invenções que  espalhavam as primeiros objetos chegado ao Velho continente , vindas das ilhas paradisíacas dos mares do sul .Foram encontradas sua principais características no continente Oceania as sua quatros étnicas : os melanésios, no arquipélago  da Melanésia, os polinésios, na Nova Zelândia, os papuas, na ilha da Nova Guiné.
Entretanto, todos incluiam linhagem asiática, cada um modificou diferentes tecnologias e disciplinas de artísticas de cada país.
As matérias utilizados no caso arquipélagos da Polinésia e Melanésia são modificados com elementos de ossos, corais, penas de pássaros, conchinhas, madeiras, etc.. Os australianos se impressionam com as características na  religião , os polinésios buscam a  inovação, e os patos interagem com a liberdade de expressão .








A Igreja Cristã deu inicio a época com a elevação do Bizâncio sendo que Constantino tornara cristianismo à religião oficial do Império Romano. Desta forma esse acontecimento oculto iniciou à base iria cogitar-se veemente na arte. A obra da arte apresenta a mensagem cristã descrita por palavras nos evangelhos. Sua criação bizantina deu inicio no século V , quando a oferta da virgem , atribuída pela tradição de São Lucas .Em 1943 , ocorreu a queda de Constantinopla , sendo que a população de Bálcãs teve suma importância para incrementar a produção desta representação religiosa .

 Referências :http://www.portaldarte.com.br/arteafricana.htm


Renascimento Andreia



                A obra do quadro foi produzida pelo autor Sandro Botticelli era um pintor que surgiu no Renascimento, sua origem italiana. Pintou vários quadros em sua carreira, principalmente para famílias importantes naquela época e podemos citar família Médici, florentinas entre outras. O quadro nos representa o nascimento de Vênus,ano de 1485 e se encontra na Galeria Uffizi, localizada na Florença da Itália.Naquela época passou a pintar quadros cristãos como vemos em algumas das suas obras A primavera, a virgem escrevendo e a coroação da virgem expostas na Florença da Itália.


Esta obra foi realizada pelo Rafael a partir do ano (1483-1420) foi um mestre da pintura e atuou na escola de Florença, durante  a época do Renascimento Italiano.Suas obras foram reconhecidas na Escola de Atenas,a sagrada Família,A ressurreição de Cristo e a Transfiguração.




No Renascimento a obra prima de Leonardo da Vinci, ano que foi realizada esta obra prima a partir do ano 1503 a 1506. A pintura Mona Lisa impetrada pelo pintor Leonardo da Vinci,concebe uma imagem feminina sobre um cenário tem sido comentada com retrato de uma dama.Seu tamanho da obra mede (são setenta e sete por cinqüenta centímetros.Adquiriu uma relevante  importância na historia da arte.Este quadro nos demonstra o deslumbramento e elemento do conhecimento  e da invenção pela demonstração da personagem,comunicando aos telespectadores uma imagem misteriosa em seu sorriso,e seus detalhes de  suas mãos delicadas.O Leonardo da Vinci.Com a mão direta apoiada no seu lado esquerdo, o autor  apresenta esta obra de uma mulher virtuosa e fiel esposa.





O casal Arnolfini de van Eyck, 1434, qualificado pelo naturalismo e realismo, idealiza burguesia comerciante belga. Galeria Nacional de Londres ,Inglaterra.O pintor foi diferenciado pelo naturalismo e realismo,prevalecendo na sua obra metilosos essência e intensas cores,além de uma extraordinária perfeição nas texturas e na busca pela tridimensionalidade,ou seja , a expectativa.




Renascimento Cultural 


Referências sites: 

Este visto nos apresenta as obras de artes realizadas na época do Renascimento. As cenas demonstravam um sentimento e uma lógica em suas mensagens como podemos apontamos as obras  realizadas pelo Michelangelo em suas obras da criação de Adão do Antigo a  testamento a Bíblia.Este vídeo comenta as várias fases de pintores e como era produzida sua obras de artes: Michelangelo, Rafael,Leonardo da Vinci,  Andrea  Del Verrocchio. Na idade média a arte produzida era anônima, e com o surgimento do re nascimento ocorreu uma modificação  em seu ideal de liberdade e individualismo e a partir desta época que começa a existir o artista como conceituamos um criador individual e autônomo que expressa em suas obras seus sentimentos e idéias.


Referências sites: http://vejasp.abril.com.br/materia/obras-mestres-renascimento
http://www.historianet.com.br/
Site: you tube video Renascimento Agnaldo


sábado, 7 de junho de 2014

Brasil Colônia



Brasil Colonial

Introdução
A Hístoria do Brasil Colonial tem início em 22 de abril de 1500 com a chegada dos portugueses. O término deste período é a Proclamação da Independência do Brasil, ocorrida em São Paulo (às margens do riacho do Ipiranga), em 07 de setembro de 1822. Durante esta época, o Brasil foi administrado pela coroa portuguesa.

Principais fatos da Historia do Brasil Colonial (Cronologia)

1500 - Em 22 de abril, comandados por Pedro Álvares Cabral, Os portugueses chegam ao Brasil: Descobrimento do Brasil.
1501 - Américo Vespúcio faz uma expedição exploratoria na costa brasileira
1532 - Fundação da cidade de São Vicente (22 de janeiro)
1530 a 1533 - Martin Afonso de Souza realiza sua expedição de reconhecimento do Brasil. Primeiras mudas de cana-de-açúcar são plantadas em território brasileiro.
1530 - Criação do sistema administrativo de Capitanias Hereditárias
1548 - Criado e instalado o sistema administrativo (centralizado) do Governo Geral. Tomé de Souza é o primeiro governador geral do Brasil.
1554 - Fundação da cidade de São Paulo (25 de janeiro)
1555 Apos a invasão francesa, Villegaignon funda a França Antártica no Rio de Janeiro.
1680 - Fundação da colônia do Sacramento
1684 - Estouram a revolta dos Beckman, na província do Maranhão
1759 - Apos seu fracasso é extinto o sistema de Capitanias Hereditárias
1763 - A capital do Brasil é transferida de Salvador para o Rio de Janeiro
1789 - Inconfidência Mineira (tentativa de tornar o Brasil independente de Portugal)
1792 - Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira, é enforcado em praça pública
1808 - Fuga da corte portuguesa para o Brasil
1808 - Abertura dos Portos às Nações Amigas
1815 - Brasil é elevado a Reino Unido de Portugal e Algarve
1817 - D.João  traz para o Brasil a missão artística francesa
1821 Apos a derrota de Napoleão para a Inglaterra e a desocupação de Portugal pelas tropas francesas, a corte portuguesa retorna para Portugal
1822 - Dia do Fico (9 de janeiro)
1822 - Proclamação da Independência do Brasil (7 de setembro)

Periodo Colonial

Denomina-se Brasil Colônia o período da história que se dá entre a chegada dos primeiros portugueses em 1500, e a independência em 1822, quando o Brasil estava sob domínio socioeconômico e político de Portugal.
Este período pode ser subdividido nas seguintes categorias:
1.   Período do descobrimento do Brasil até 1530.
2.  Ciclo da cana de açúcar.
3.  Ciclo do ouro.
Passado muitos anos e por diversos acontecimentos, a capital do Brasil foi transferida de San Salvador para o Rio de Janeiro, para que houvesse um controle maior em relação ao transporte proibido do ouro.
A  economia da época é caracterizada pelo tripé: monocultura, latifúndio e mão de obra escrava.
A revolução industrial estava acontecendo no restante do mundo, porém no Brasil os barões que dominavam a economia retardaram essa evolução.
A partir de 1711 surgiram às primeiras vilas, onde começaram a se formar os núcleos de artesãos, onde na sua maioria eram caboclos.
Engenho do Açúcar



Engenho de cana-de-açúcar em Pernambuco colonial, pelo pintor neerlandês Frans Post (século XVII).


Período em que acontece a Arquitetura Colonial: 1530 a 1830.
O que foi o Período Colonial:
 O Período colonial foi marcado pelo rigor métrico. Elementos como esquadrias se repetiam nos pavimentos paralelamente conforme iam ascendendo.
 Eira e Beira
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_2wtjx5apdmq/spu2hox9xti/aaaaaaaaaw0/d-g7vhohzbs/s1600-h/eira.jpg


Neste período a arquitetura era símbolo de poder econômico, como a eira e a beira. A expressão sem eira nem beira, que significa sem recursos, na miséria, vem de elementos de edificações coloniais, as casas das pessoas mais importantes e ricas tinham as duas estruturas eira e beira no arremate do telhado. Já as casas mais simples não tinham nem a eira e nem a beira, eram taperas, assim então surgindo à designação.
Quando uma residência tinha dois pavimentos, ou mais, isso era significado de que a família possuía posses suficientes para manter escravos, para o transporte de mantimentos e água. Geralmente o pavimento térreo se constituía de comércios.
As paredes das construções eram na maioria de pedra e barro, sendo robustas e protegendo das guerras.
A varanda nesta época existia apenas em casas de fazenda.
O limite do espaço público rua era dado pelas edificações. 
Características: Simetria, presença da eira e beira, usa de artefatos de pedra, as ruas eram definidas pelas casas, entre outros.  


Exemplares no Rio de Janeiro:


Igreja de Santa Rita - Parati
Fontehttp://viajeaqui.abril.com.br/imagens/sugestoes/baratas/parati.jpg

Exemplares na Bahia:

Igreja de Santa Rita - Parati
Fontehttp://viajeaqui.abril.com.br/imagens/sugestoes/baratas/parati.jpg

Exemplares na Bahia:
Características:
* Utilização de construções verticais.
* Construções ao nível do chão eram as mais modestas sem eira, nem beira.
* Construções burguesas, comércio embaixo e em cima a residência. Existiam escravos para levar a água para o outro pavimento (tinham mais condições).
* Recolocação de uma parte da população, para muito longe e onde não possuíam transporte adequado.

 Exemplares em Recife:
Igreja de São Pedro - Recife/Pernambuco
Fonte:  www.casadacultura.org/br/pe/recife/recife_igrejas_fortes_pessoas/igreja_de_sao_pedro

Características:
* Verticalização maior, utilização de azulejos.
* Igrejas com mais cheios e menos vazios, mudando isso com o passar do tempo, por causa da tecnologia, além do concreto ter proporcionado maiores vãos.

 Exemplares em Minas Gerais: 

Igreja Nossa Senhora do Carmo - Ouro Preto/Minas Gerais 
Fonte: http://img.mundi.com.br/images/ouro-preto-photo146-5.jpg


 Vista da cidade de Ouro Preto, Minas Gerais

Características:

* Pedras rosadas, encontradas na cidade (construção).
* Telhas feitas de barro e moldadas nas coxas dos escravos.
* Cantarias de portas e janelas feitas em pedra, muitas feitas do resto de outras construções.
* Igrejas de negros eram terciárias.
*Grades usadas para cercar igrejas, são detalhes contemporâneos, não são originais.

Referencias 

tPESQUISA, Supre, Historia do Brasil Colonial - O periodo COlonial Disponivel em http://www.suapesquisa.com/colonia/ Acesso em 05/06/2014
NET, Historia do Brasil,-Historia do Brasil Colonia, Principais Fatos e Ciclos daHistoria
http://www.historiatecabrasil.com/p/brasil-colonial.html



Postado por: Gisele Ap. Corrêa da Silva