domingo, 6 de julho de 2014

Realismo

José Roberto

      O  Realismo foi um movimento artístico que se desenvolveu na segunda metade do século XIX, no qual seu objetivo principal era a argumentação de temas sociais e objetivando a realidade da humanidade, em que tinha uma linguagem política que criticava as crises sociais, numa linguagem clara, suas obras eram expostas na poesia, na pintura, e no teatro.
      No Brasil, o Realismo se  objetivou principalmente na literatura, onde os romances tornaram-se críticas ao comportamento burguês e as instituições sociais; no teatro o destaque era para a crise social em que o país vive..
      A arquitetura da arte realista, foi preciso inovar por causa da industrialização, no qual os arquitetos tiveram que criarem nas cidades: indústrias, hospitais,escolas entre outros. Na  escultura procuravam retratar a sociedade e a política da época.
      Na pintura retratavam com objetividade com que  os cientistas retratavam os fenômenos , esquecendo os temas antigos, história, e imaginação, então surgiu a pintura social em que argumentavam os problemas dos trabalhadores da sociedade da época.

Bibliografia: www.suapesquisa.com
                   www.brasilescola.com.br

                   www.historia_da_arte.info







1-       Arte da artista japonesa Choco San, faz arte realista com o próprio corpo.
2-       os quebradores de pedras, obra de Gustave Gourbet
3-       pintura hiper-realista, www.megacurioso.com.br
4-       obra do artista plástico português  Gustavo Fernandes, com bom humor retrata o “ homem vinho”

sábado, 5 de julho de 2014

Dadaísmo

: José Roberto

      Dadaísmo é um movimento surgido em 1916, por jovens franceses e alemães, no qual sua finalidade era a oposição a primeira guerra mundial. O movimento defendia que a arte  ficasse  livre das amarras racionalistas e fosse apenas o resultado do automatismo psico, selecionando e combinando elementos por acaso, sendo a negação total a cultura, o Dadaísmo defende o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos.
      A pintura dadaísta tinha uma representação poética, no qual demonstravam o seu descontentamento em relação a sociedade, que por causa da mecanização estava causando a destruição do mundo.
      Os Dadaístas foram os primeiros a acrescentarem o cinema e a fotografia nas artes, tendo como resultado um cinema abstrato e absurdo.




                   www.suapesquisa.com

1-       pintura feita por William Souza, 1600 x1200 CM
2-       ilustração do artista Gary Fernandez, 450 X 300 cm.
3-       obra do artista americano Man Ray, em 1937, o nu na fotografia. Fontte:www.revistaabril.com.br
4-       pintura surrealista. Pintura 600 X 520. fonte: www.artespain.com






Arte Concreta

: José Roberto
      A Arte concretista surgiu na Europa, em 1917, no sentido de criar uma arte abstrata. A intenção deste movimento era de desvincular o mundo artístico do natural e distinguir forma e conteúdo.
      No Brasil iniciou-se o movimento concretista nos anos de 1950, sendo o seu auge nos anos de 1960, no qual a arte concreta no qual se desenham ou escrevem em expressões geométricas, de e de cubismo, sendo aplicado tanto na literatura, quanto nas artes-plásticas, mo qual buscava a expressão geométrica máxima,  a sua versificação se torna arte- verbo visual.. O  Concretismo permanece bastante vivo, inclusive pela  proximidade mantida com a linguagem publicitária, bastante cotidiana e atuante em  nossa sociedade.
      São  traços marcantes da estética concretista:
  • A atomização vocabular na qual as palavras se desmancham, se refazem, em favor da expressividade de sua nova forma.
  •  A polissemia, uma vez que os vocábulos assumem uma valência de significados múltipla ditada pela disposição no interior da poesia;
  • Uma linguagem  de intenso apelo persuasivo, aproximando-se assim, assim da linguagem publicitária;
  • O intercruzamento permanente das linguagens  verbal e visual;
  • Comunicação icônica, ou seja, a forma da letra, sua posição, sua cor, tudo a esse respeito é elemento para interpretação.


Bibliografia:







1-       obra do artista Cáceres Ramon, técnica óleo sobre tela, 100 X100cm.
2-       obra de Hercules Barsotti, que começou sua obra em São Paulo e depois se integrou ao grupo neoconcreto. Fonte:www.istoé.com.br
3-       tela de Judith Lauand Experiências, tela de 500 X 394 cm. Fonte:www.novoscuradores.com.br
4-       beba coca-cola, obra de Décio Pignatasi. Fonte:wwwpoesiaconcreta.com