domingo, 18 de maio de 2014

Idade Média

Introdução

   A idade média teve inicio na Europa com a queda do império Romano do Ocidente, após a invasão germânica. Período que se estende até o século XV, com a retomada comercial e o renascimento urbano.
Resumindo a Idade Média caracteriza-se pela história medieval, economia e sociedade, influência da Igreja, feudalismo, castelos, guerras, peste negra, cruzadas, revoltas camponesas, cavaleiros, servos, sistema feudal e arte medieval, onde o enfraquecimento comercial e a economia ruralizada eram fatores importantíssimos e sem esquecer da supremacia da Igreja Católica.
   A Arte medieval teve uma forte marca temática a religião: pinturas , esculturas, livros, construções, eram influências marcas pela igreja e que no entanto supervisionavam tudo . esta arte se dividia em arte Gótica e arte Românica.




Pintura medieval da Virgem Maria. Durante a Idade Média, a Igreja Católica se transformou na instituição dominante da Europa Ocidental

Estilo Românico

   Estilo que prevaleceu na Europa no período da Alta Idade Média( entre séculos XI e XIII). Foi através da arquitetura, nas construções de monastérios e basílicas que esse estilo se mostrou mais evidente, tendo como característica principal o uso de arcos de volta perfeita e abóboda, as paredes grossas, onde existiam poucas e pequenas janelas dando um aspecto de defesa em seus castelos e outras construções. Tanto as igrejas quanto os castelos deveriam proteger as pessoas, de ataques de inimigos durante  as guerras.
   Com relação às pinturas e esculturas, podemos dizer quer eram didáticas- religiosas, ou seja, ensinar  os princípios da religião Católica às inúmeras pessoas que não sabiam ler , e isso acontecia principalmente nas igrejas e catedrais onde os afrescos e esculturas ficavam. Os temas que ali contém eram a maior parte sobre a vida de Jesus e dos santos, passagens da Bíblia e outros temas Cristãos.


Construções








Basilica se São Jorge, Igreja é uma das mais antigas do Castelo. Começou a ser construída no Século X, por ordem do príncipe Vratislau.


Escultura



Um exemplo de escultura decorativa
românica: detalhe do
Portal da Glória da
catedral de Santiago
de Compostela (final
do século XII)


Pintura




Estilo Gótico

   Estilo gótico predominou na Europa no período da Baixa Idade Média(final do século XVIII ao XV). As construções seguiram no geral, características em comum, tendo um formato vertical, posição que fazia com que ficassem mais próxima do céu. As paredes eram mais finas e usavam muitos detalhes decorativos. Janelas apareciam em grande quantidade e em tamanhos maiores do que as do estilo românico.
   Os arcos eram de voltas quebradas e ogivas , recursos utilizados, contendo também torres no formato pirâmides.
   Com relação as esculturas góticas, o realismo prevaleceu, buscando dar um aspecto mais real e humano para as figuras retratadas. As pinturas destacam –se as iluminuras , os vitrais, painéis e afrescos. Embora a temática era sempre a mesma , a igreja e sua história. Observando também algumas características do Renascimento , busca do realismo, expressões emotivas e diversidade de cores.


Construções




Fachada da Abadia de Westminster, em Inglaterra, com as torres neogóticas do século XVIII.




Vista da Catedral de Colônia,Alemanha.Século XIII



Pintura




Iluminuras









Ilustrações dos livros medievais


Escultura





Pintura



Crucificação, de Giotto século XII


Vitrais




Jesus Cristo na ultima ceia, vitral gótico da Catedral de Chartress, França século XII



Referências: www.ead.uab.com.br
                           www.historiadaarte.com.br
                     www.suapesquisa.com
                                  www.ecmc.escoladasartes.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário